O Papa Francisco deu início ao Jubileu de Esperança, em Roma, na Noite de Natal, abrindo solenemente a Porta Santa da Basílica de São Pedro para ali celebrar a Missa do Galo. A Arquidiocese de Olinda e Recife fará também uma cerimônia de abertura do Jubileu, com participação do clero e demais fiéis, no domingo, dia 29 de dezembro. Às 8h da manhã, o arcebispo estará à frente de uma procissão que sairá do Mosteiro de São Bento, em Olinda, em direção à igreja Catedral, no Alto da Sé, onde será celebrada a Eucaristia.

Em vídeo que publicou nas redes sociais da Arquidiocese, o arcebispo convida o povo de Deus a participar deste momento único da Igreja, que propõe a, no ano jubilar de 2025, viver, refletir e divulgar o tema “Peregrinos de Esperança”. Participarão da abertura do Jubileu, em Olinda, além do clero, representantes das 150 paróquias da Arquidiocese, seus delegados sinodais, agentes de Pastoral e integrantes dos movimentos e grupos que fazem as comunidades paroquiais.

Para este Jubileu, o Papa determinou que a única Porta Santa seria instituída no próprio Vaticano (na Basílica de São Pedro), mas orientou que as dioceses e arquidioceses do mundo inteiro instituíssem igrejas jubilares para visitação e oração. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, o arcebispo dom Paulo Jackson já anunciou quais igrejas receberão os fiéis, sendo uma por Vicariato- doze igrejas jubilares, portanto.

Dom Paulo disse que este será um tempo de graça e lembrou os fiéis de que a fonte do Jubileu de Esperança é o coração. “Por isso, abramos nossos corações a Deus, para vivermos plenamente esse tempo que nos impele à conversão e à renovação interior”, comentou o arcebispo. “Aguardo vocês no dia 29 de dezembro para a grande abertura do Jubileu de Esperança em nossa Arquidiocese. Será uma alegria ver o povo de Deus na celebração. Até lá, se Deus quiser”.